A primeira turma do curso Organização do Trabalho Pedagógico da Rede Municipal de Ensino de Curitiba (PR) apresentou, no final da capacitação, propostas de solução para a melhoria do trabalho nas escolas e creches da Prefeitura. O curso começou em fevereiro, teve 212 horas de duração e a participação de 140 profissionais da educação infantil e do ensino fundamental.
Para finalizar a qualificação, a professora Angela Cristina Piotto, da Escola Municipal Eva da Silva, apresentou o trabalho “Tecnologia e Educação: Aliados ou Não?”. Angela discutiu os motivos pelos quais o professor usa pouco a tecnologia e os recursos midiáticos em sala de aula. “Sem o direcionamento e o interesse do professor, o laboratório de informática acaba se transformando em uma lan house, onde o aluno fica apenas jogando”, disse Angela.
Na pesquisa, ela concluiu que o professor não se alia à tecnologia por falta de conhecimento e de interesse no aprofundamento. “Muitas vezes o aluno tem mais conhecimento que o professor em tecnologia. O profissional precisa se atualizar”.
Já a pedagoga Waldenir Alves Singh e a equipe da Escola Rolândia apresentaram o projeto “Roteiros de Trabalho, Uma Forma de Organizar os Planos de Aulas e Implementar os Planos de Ensino”.
A ideia é desafiar o professor a superar a concepção de planejamento como um documento meramente burocrático. “O professor deve pensar no plano de aula como uma ferramenta real e não somente como um documento para ser apresentado ao pedagogo e, depois, colocado na gaveta”, disse Waldenir. “Isto também beneficiará o aluno, pois não haverá improviso em sala de aula e, sim, a garantia de que o conteúdo básico será trabalhado na sala”, concluiu.
“Os conhecimentos aprendidos nessas capacitações são base para que possamos melhorar ainda mais a qualidade do ensino oferecido aos alunos das creches e escolas municipais. Investir em formação contínua e aprimoramento profissional é uma das metas da Prefeitura de Curitiba”, afirmou a diretora do Departamento de Tecnologia e Difusão Educacional da Secretaria Municipal da Educação, Raquel Simas.
Neste ano, pela terceira vez consecutiva, Curitiba teve o melhor desempenho entre as capitais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador do Ministério da Educação criado para medir a qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas.
A cidade obteve 5,7 na avaliação dos anos iniciais do ensino fundamental (1ª a 4ª série). A nota de Curitiba ficou acima da média nacional de 4,6 e vem crescendo a cada avaliação. Em 2007, Curitiba teve índice de 5,1, e em 2005, de 4,7.Com informações da Secretaria Municipal de Educação
É muito importante essa divulgação,pois mostra a real necessidade dos professores estarem se aperfeiçoando nos usos das novas tecnologias.Podemos perceber o quanto a diciplina EDC287 é importante pra nossa caminhada como educadores consciente, da importância do bom uso dos novo meios de comunicação.
ResponderExcluirTrabalhos cmo esse devem ser referencias nacionais.
ResponderExcluirSeria bem interessante, a aplicacao de projetos cmo esse em outras regioes para uma melhoria na educacao! é um investimento inigualavel